A Quinta de Santiago, construída em 1899, pertenceu aos ascendentes de Maria de Lima Esteves Santiago e mantém-se até hoje na posse dos seus descendentes. Situada em Monção Vila Raiana Portuguesa, na Sub-Região de Monção e Melgaço, a Quinta tem 9 hectares dos quais 6 plantados com vinha com idade entre 3 a 9 anos, exclusivamente em solos franco argilosos.
Durante cerca de 100 anos a Quinta de Santiago teve como principal actividade a produção de vinhos, azeite, tremoço,cereais, fruta etc. para auto consumo.
Em 2009, pela mão do neto e bisnetos do inicial proprietário e com a tradição secular de produção de vinhos a familia decidiu dedicar a sua vida à actividade de produção, engarrafamento e comercialização de vinhos com marca própria.
Foi nesse mesmo ano, que se iniciou uma profunda reestruturação das vinhas, tendo como objectivos primordiais a produção da monocasta Alvarinho e a utilização de sistemas de plantação e condução que permitissem um melhor desenvolvimento vegetativo.
As novas vinhas foram plantadas em áreas claramente definidas, rompendo com a tradição de misturar diferentes castas na mesma parcela.
Com a homogeneização dos tempos de tratamento, maturação e apanha, a melhoria da eficácia dos processos é evidente, traduzindo-se numa produção de qualidade muito mais constante e controlável, e economicamente mais eficaz.
A antiga Adega situada por baixo da casa serve hoje de cenário a almoços gastronómicos e degustações pelos visitantes.
A nova adega cuja construção se inicia já em 2013, e com conclusão no fim de 2014, alia a mais avançada tecnologia com uma arquitectura de grande qualidade, o que a torna num dos lugares a visitar.
A beleza desta centenária quinta, situada em terras minhotas, e a qualidade do vinho Alvarinho produzido por esta família vinhateira é um convite à sua visita!
Quinta de Santiago was built in 1899; Situated in Monção a Portuguese village in Sub-Region of Monção and Melgaço; Has 9 hectares of which 6 are planted with vineyards; The soil is clayey exclusively franc; Has a predominant exposure south east and is situated on a gentle slope (2-5%); For about 100 years Quinta Santiago had as main activity the production of wine, olive oil, lupine, cereals, fruit etc.. for self consumption; In 2009, by the hand of his grandson and great-grandchildren of the original owner and the centuries-old tradition of wine production in the Santiago family embraced the project of wines associating the tradition of the older generation to modernity and innovation of the younger generation.